segunda-feira, 8 de setembro de 2014

[Resenha] Gênesis - Benard Beckett

" (...) É o eterno problema que ocorre na criação dos nossos heróis. Para fazer que pareçam puros, temos que torná-los burros ... O intelecto traz consigo uma ameça do sentimentos nobres. " pág.116


176 páginas - Intrínseca
 

DICA SE VOCÊ NÃO GOSTA DE SPOILERS,NÃO LEIA A SINOPSE DESSE LIVRO!

"Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História.Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos. Numa sala com pouca luz ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que a avaliação termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo."
(Fonte: Skoob)
 
O que posso prometer nessa resenha é que vou tentar dar o mínimo de spoilers possíveis.
 
  Gênesis é narrado por Anaximandra (apelidada de Anax)...o livro narra enquanto Anax está em um teste oral entrar numa Academia.O teste que ela está fazendo é sobre Adam Forde , um herói de seu país (um país utópico) que foi criado para isolar algumas pessoas da peste,que estava atacando os alguns países, e da guerra que esta acontecendo entre vários outros países.
Esse país era isolado do outros países (como havia citado anteriormente) e cada forasteiro que chegava por barco ou avião era automaticamente morto... até que o soldado Adam Forde violar as leis e salvar uma menina indefesa que estava chegando por barco.E a partir dessa ação que começa a "história sobre o herói Adam Forde".
  Desde o inicio Anax faz citações sobre o seu tutor, Pécleres, que é muito admirado por Anaximandra e parece ser muito conhecido pelos examinadores ( três pessoas que estão examinando o que ela sabe).
  Durante um bom tempo eu pensei que ela estava contando como era a comunidade em que eles viviam funcionava mas depois ela começou a fugir totalmente do assunto deixando o livro confuso e me fazendo voltar para o inicio e rever sobre o qual era o ponto inicial de Anax. Passou mais de 50 paginas e eu não sabia em que sociedade ela vivia e nem para que raios ela estava fazendo o teste.
  O livro não é separado por capítulos:1,2,3... E sim, horas e intervalos do teste , que ao todo tem 5 horas e a cada hora intervalo de alguns minutos entre eles.
   O final! O final...
 Foi surpreendente e chocante... Nem sei o que posso falar... Eu acho que ou você ama o final ou você odeia...
 

 Eu amei (adoro finais surpreendentes)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário