domingo, 5 de outubro de 2014

[Resenha] Destrua-me - Tahereh Mafi

84 páginas - Novo Conceito
LIvro 1.5 da série Estilhaça-me.
Se quiser ver a resenha do 1* livro (Estilhaça-me) da série clique aqui.

"Nenhum animal vivo poderia destroçar todas essas camadas de aço reforçado sem amputar seus próprios membros. E ela não é um animal.Ela é uma criatura meiga e mortal. Gentil, tímida e assustadora. Ela está completamente fora de controle e não tem nem ideia do que é capaz de fazer. E muito embora me odeie, não consigo deixar de estar fascinado por ela. Estou encantado pela sua pretensa inocência; até mesmo invejoso do poder que ela detém tão despretensiosamente. Queria tanto fazer parte do seu mundo. Quero saber o que se passa na sua mente, sentir o que ela sente. Deve ser um peso terrível de se carregar." cap.4




Revelador.

Chocante.

Preciso urgente ler Incendeia-me.


Destrua-me é narrado por Warner, o cruel governador do Setor 45.
Nesse livro nós realmente adentramos nos pensamentos de Warner e no jeito no que ele o mundo e as pessoas ao seu redor. 
E notamos que esse cruel governador não é tão cruel assim.
Mas tem as suas justificativas para agir como ele age.
Warner ama Juliette, mas acha que ele a perdeu para sempre.

"Quase esqueço que ela ainda me odeia, apesar de eu ter me apaixonado tão intensamente por ela."
"O amor é um cretino perverso e sem coração."
Cap.21

Depois de ser baleado por Juliette, Warner está agindo irracionalmente e sem o sua ordem um dos seus guardas mais proximos avisa para todos os setores que houve um desentendimento com rebeldes (os guardas A.....) e que raptaram Juliette chamando assim a atenção dos civis,de todos os guardas de todos os setores e principalmente do Supremo Comandante, o pai de Warner.


"Não suporto olhar muito tempo para ele; não gosto da experiência de observar como ele é desumano. Ele não se tortura pelo que faz ou pelo modo que vive. Na verdade ele gosta disso. Ele adora a adrenalina do poder; ele se vê como uma entidade invencível." 
- cáp.17


Insatisfeito com a atuação do filho, o Supremo Comandante vai até o Setor 45 para arrumar a bangunça do filho e, sendo um guarda que é temido por todos e que todos seguem suas ordens, dá uma bela bronca nele e diz que Warner o decepcionou novamente e que não acredita que ele é o seu filho.

"Passei a crer que o homem mais perigoso do mundo é aquele que não sente remorso. Aquele que nunca se desculpa e, portanto, não procura o perdão. 
Porque no final, são nossas emoções que nos torna fracos, não nossas ações." 
-cáp.17

Warner que está se sentindo traido, humilhado, deprimido com a fuga de Juliette ( e por ela ter atirado nele ) e mais ainda incapacitado por que o tiro atingiu o braço o incapacitando de usá-lo, a chegada do pai dele não foi umas das melhores noticias que ele teve na semana.
A primeira coisa que Warner fez quando melhorou um pouco da cirurgia depois que foi baleado foi procurar pistas a comando de seu pai no quarto de Juliette, onde no qual ele encontra o caderno de Juliette que ela escreveu enquanto estava no manicômio.
Quando ele começou a ler o livro e notou o quanto os dois são parecidos.

"Há pouca coisa que eu permito que as pessoas descubram a meu respeito. 
Há ainda menos coisas que estou disposto a partilhar sobre mim mesmo." -cap.18

Warner e seu pai começam a bolar um plano para achar Juliette e os guardas e quem os estão escondendo.

"Não me considero um moralista. Não filosofo sobre a vida ou me importo com as leis e princípios que governam a vida das pessoas. 
Não pretendo saber a diferença entre o certo e o errado. 
Mas procuro viver sob certo código de vida. 
E às vezes, eu acho, tenho que aprender a atirar antes." -cap.14


Destrua-me tem uma série de cenas muito impactantes e um ótimo livro para os fãs de Estilhaça-me (ou para pessoas curiosas como eu) ver o ponto de vista do "vilão" da série e notar que ele não é tão mau assim.
Esse livro foi um dos que mais consegui quotes.


Então aqui estão mais algumas para vocês:

"Não consigo pensar numa razão para isso não ser certo nem real."
-cap.22

"As pessoas raramente percebem que, na maioria das vezes, mentem com os lábios e dizem a verdade com os olhos."-cap.17

"Porém, tem algo em seu olhar que me faz sentir insignificante, como se ela houvesse percebido que sou vazio por dentro. Ela descobriu as rachaduras nessa armadura que venho usando há anos, todos os dias, e isso me deixa petrificado." -cap.6

"Não posso controlar um pesadelo, mas seu nome vai ser a única coisa que vou me permitir recordar quando estiver acordado." -cap.6

"Deixe que o destino deles sirva como exemplo para vocês. Não aceitamos traidores no Restabelecimento. E nós não perdoamos."-cap.11

"Empatia é uma emoção que eu não conhecia, mas agora toma conta de mim, me levando para um mundo que eu não sabia que podia penetrar. E embora sempre tenha acreditado que ela e eu tivéssemos muita coisa em comum, não sabia que podia sentir isso com tanta profundidade." -cap.12

"É como se estivesse indo de uma prisão para outra; numa existência onde não há escape, não há refúgio. Quando até mesmo minha mente me trai." -cap.13
"No campo de batalha, sou capaz de me desconectar dos movimentos que aprendi a memorizar. Criei a reputação de ser alguém frio, um monstro que não teme nada nem ninguém. Mas tudo isso é ilusório. Porque a verdade é que não passo de um covarde." -cap.13


E alguns quotes do diário de Juliette:

"Imagino que alguém me deu um livro para ler, uma história para me levar para longe da tortura da minha própria mente.
(...) Quero fingir que isso é simplesmente uma história dentro de outra história.
(...) Finjo e finjo e finjo até que o mundo fica maravilhoso por trás dos meus olhos e já não consigo mais contê- lo."-cap.12

"Todos os dias sinto que revivo o mesmo pesadelo. Abro a boca para gritar, para lutar, para girar meus punhos, mas minhas cordas vocais estão cortadas, meus braços estão pesados e densos como se estivessem presos no cimento molhado e eu estou gritando mas ninguém me ouve, ninguém se aproxima e estou enjaulada."-cap.12

"Minha existência se tornou uma luta para provar que eu era inofensiva, não uma ameaça, que eu era capaz de viver entre outros seres humanos sem feri- los. E estou tão cansada tão cansada tão cansada e às vezes chego a ficar com raiva."-cap.12

"Essas letras são tudo que me sobrou. 26 amigos para quem contar minha história.
 26 letras são tudo que eu preciso para criar oceanos e ecossistemas.
 Posso combiná- las para formar planetas e sistemas solares. Posso usar letras para construir arranha- céus e metrópoles cheias de gente, lugares, coisas e ideias que são mais reais que essas quatro paredes. 
Não preciso de nada além de palavras para viver. Sem elas eu não existiria. Porque essas palavras que escrevo são a única prova de que ainda estou viva."
-cap.23

Nenhum comentário:

Postar um comentário