sexta-feira, 3 de outubro de 2014

[Resenha] Estilhaça-me , Tahereh Mafi

304 paginas - Editora Novo Conceito



"Não sei quando isso começou.Não sei por que isso começou. (...) O mundo é achatado.
Sei por que fui tirada da margem do planeta e a há dezessete anos ando tentando me segurar. Há dezessete anos tenho tentado escalar de volta, mas é quase impossível superar a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão.Quando ninguém está disposta a te tocar." pág.27



Estilhaça-me conta a história de Juliette, uma garota que desde pequena tem um poder, ela pode fazer as pessoas sofrerem com o simples toque em sua pele, nos causos mais sérios ela pode até mata-los.

Juliette viveu toda a sua vida pensando que era um monstro,ela não tinha amigos, seus pais não a consideravam sua filha e praticamente todas pessoas a odiavam.
Aos catorze anos, depois de um trágico acidente, Juliette foi posta em um manicômio isolada do mundo, da sociedade e de todas as pessoas.A única coisa que foi deixada com ela foi um caderno e uma caneta.
Agora aos dezessete anos, sem mais nem menos, surgiu um colega de quarto.Já estava achando isso estranho pois o poderia matar com um simples toque, Juliette achou ainda mais estranho que o seu novo colega de quarto era um garoto.
Seu novo colega de quarto se chama Adam. Ela já o conheceu quando pequena, mas nunca foram próximos, será que Adam lembra dela? 

"Ele não percebe o quanto está ignorância o torna vulnerável." pág.16

Juliette vive (ou vivia, já que ela está presa em um hospício) em um mundo no qual o Restabelecimento comanda. No inicio eles prometeram que disponibilizariam comida boa para todos, bom atendimento e uma chance de viver em um mundo melhor, as pessoas desesperadas para uma solução do problema que eles próprios criaram, tal como a destruição da camada de ozônio, a escassez de alimento e a extinção de vários animais, aceitaram facilmente a proposta.
O Restabelecimento acreditava que tudo do antigo mundo deveria ser esquecido e destruído pois aquele mundo não deu certo e isso começou com a morte de todos os políticos.
As coisas foram piorando a partir dai. As pessoas ficaram mais pobres, morte de muitas pessoas pela fome, frio e ainda assim nada doi feito. 
Quem tinha a riqueza era o governo e só com eles que ficava todo o luxo.
Quando Juliette foi surpreendida por vários homens entrando no seu quarto ela pensou que estavam ali para mata-lá, mas não para faze-la uma proposta.

"Tudo o que tinha de fazer era abrir um livro 
para ver as histórias sangrando no papel.
Na ausência de relacionamentos humanos, criei lanços com personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; 
experimentei a adolescência por associação. 
Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando a membro,
 osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos.
Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto de ficção."
pág. 65/66

Sobre o livro:
É legal? Sim.
É um dos melhores livros que você já leu? Não.

Acredite em mim quando eu falo que eu odeio sinopse pois ela dá muitooooos spoilers. Principalmente essa. Eu tive que virar umas boas páginas antes de entender a sinopse.
Desde o início do livro a autora nos mostra todos os sentimentos e pensamentos de Juliette, algumas muito espertos,outros nem tanto.Vemos / lemos que Juliette é uma garota acostumada a exclusão da sociedade para com ela e sua humildade quanto a luxúria.Nunca se apaixonou e nunca beijou ninguém por causa seu dom/maldição.Nunca foi tocada por seus pais carinhosamente, nem abraçada. É óbvio concluir que ela é uma pessoa solitária.

"A esperança neste mundo sangra no cano de uma arma." pág.57

Eu não achei tão bom o livro pois em muitas partes dele eu não consegui identificar o que a personagem estava fazendo, pois delatas os seus sentimentos profundos e as coisas se complicam quando um especifico personagem se aproxima demais dela e então...? O que? Ele beijou ela? Ou não? Ele sequer chegou a realmente toca-la??? Whatt?
E as perguntas continuam... Até na próxima cena assim que você entende o que acontece na primeira cena mas começa a não entender o acontecimento "atual".Até o meu texto está confuso.

O livro também não me surpreendeu muitooooo então eu não o considerei um dos melhores que já li.
Propósito Estilhaça-me é o primeiro romance de Tahereh Mafi e o 1*livro da trilogia Estilhaça-me e já tem as continuações lançadas no Brasil ( Liberta-me e Incendeia-me ) e mais dois livros pequenos/extras ( Destrua-me = um livro entre o 1* e 2* livro e Fragmenta-me = um livro entre o 2* e o 3* livro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário