sexta-feira, 28 de novembro de 2014

[Resenha] O Oceano No Fim Do Caminho - Neil Gaiman

“Não tenho saudade da minha infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam. Eu não podia fugir das coisas nem de pessoas nem de momentos que me faziam mal, mas tinha prazer nas coisas que me deixavam feliz.” Pag.169


O livro gira praticamente todo em flashbacks da infância de um homem de meia idade.Uma infância que se passa esquecida e modificada em algumas momentos da vida desse homem. A infância dele girava em torno de mundo ficcionísticos ( ou não ficcticios? ) dentro dos livros. Até que ele vai na fazenda Hempstock e começa a lembrar através desses seus flashback como ele conheceu a família Hempstock. Como isso mudou a sua infância.E como a sua infância foi muito mais assustadora e perigosa do que poderia ter sido.
Sua amiga Lettie Hempstock, sua mãe e sua avó mostraram-no como a vida não se resumido mesmo mundo.E como tem coisas que podem ser tão perigoso.
Tudo isso começa quando um homem cometeu suicídio no final da estrada como carro que ele tinha roubado. No final da estrada na qual resultava na fazenda Hempstock.

“Eu sonhava com aquela música, com as palavras estranhas na simples cantiga de roda, e em vários momentos nos sonhos eu entendia o que Lettie estava dizendo. Nos sonhos eu também falava aquela língua, a língua original, e tinha domínio sobre a natureza de tudo que era real. No meu sonho, aquela língua do que é, e tudo o que fosse falado nela se tornava realidade, porque nada dito com ela pode ser mentira. A língua é o fundamente da construção de tudo.” Pág. 56

O Oceano No Fim Do Caminho é o 1* livro que li de Neil Gaiman e estou muito impressionada. Sua escrita é confusa até um certo momento no qual começa a se envolver com a historia e a entender por completo.
Gaiman criou uma história tão criativa digna de livros infantis mas para o seu publico adulto.

Eu separei mais alguns quotes que eu gostei neste livro para mostrar a vocês:


“ Esse é o problema com as coisas vivas.Não duram muito.Gatinhos num dia, gatos velhos no outro.E depois ficam só as lembranças.E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões.” Pag. 58

“ Ninguém é realmente se parece por fora com o que é por dentro. Nem você.Nem eu. As pesooas são mais complicadas que isso.É assim com todo o mundo.”pag. 129

“ Existem monstros de todos os formatos e tamanhos. Alguns deles são coisas de que as pessoas tem medo. Alguns são coisas que se parecem com outras das quais costumam ter medo muito tempo atrás. Algumas vezes os monstros são coisas das quais as pessoas deveriam ter medo, mas não tem.” Pag. 128

“Eu adorava a sonoridade das palavras, mesmo não tendo muita certeza do significado de tidas elas.” pag.154

 “A boa gente do Twitter foi extremamente útil quando eu precisei confirmar o preço das balas na década de 1960.Sem esse pessoal eu poderia ter escrito o meu livro nma metade do tempo.”  (Agradecimentos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário